logo

Reserva do Cabaçal

Pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal promove caravana da recuperação em Reserva do Cabaçal


Por Dariu Carniel

Com o objetivo de mostrar o trabalho de recuperação da voçoroca da Parede realizado em Reserva do Cabaçal, O PACTO EM DEFESA DAS CABECEIRAS DO PANTANAL estará promovendo uma caravana onde representantes de usuários, sociedade civil e poder público estarão indo no próximo dia 01 de outubro de 2014 conhecer o trabalho.

Na ocasião, no período da manhã, além da realização da 1ª reunião do Comitê do Cabaçal, haverá depoimentos sobre o trabalho de recuperação da voçoroca da Parede e também o lançamento do livro sobre a experiência de recuperação.

Logo após, já no período da tarde, a caravana se deslocará até a voçoroca da Parede para verificação no local, o trabalho que foi recuperar 12 nascentes em 12 hectares e ainda foram reduzidos cerca de 1,5 milhões de m3 de sedimentos.

O trabalho de recuperação ainda gerou 20 empregos verdes, foram formados 6 técnicos rurais em recuperação e ainda foi estimulado a criação de um viveiro de mudas.

Vale registrar que esta recuperação foi iniciativa do Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal, onde depois o WWF-Brasil e outras instituições entraram para colaborar.

As ações que deram origem ao Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal tiveram como ponto de partida quatro expedições à Bacia do Alto Paraguai, realizadas entre junho de 2004 e setembro de 2005, visando à análise da situação física, biológica, socioeconômica e à identificação de tendências de ocupação do espaço geográfico.

O município de Reserva do Cabaçal, a 380 quilômetros de Cuiabá (MT), está situado em uma zona de transição entre o planalto e a planície da Bacia do Alto Paraguai. Juntamente com outros municípios vizinhos, compõe a chamada “caixa d´água” do Pantanal, pelo fato de abrigar uma grande quantidade de nascentes dos rios que formam o Pantanal.

Por: Dariu Carniel

 


MIRASSOL D’OESTE

Vereadores do PL são intimados a votar pela derrubada da VI de R$ 4,4 mil: “atentado à moralidade”

A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.


GUERRA CONTRA O TRÁFICO

Em 10 anos, apreensões de drogas aumentaram 646% em Mato Grosso, diz Sesp

Volume de entorpecentes retirado de circulação saltou de 2,6 toneladas no primeiro semestre de 2015 para 19,6 toneladas no primeiro semestre de 2025


SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura de Lambari d'Oeste irá construir nova unidade de saúde

"São os impostos que vocês pagam, que estamos revertendo em obras para o povo lambariense", disse o prefeito Marcelinho da Bem Star.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.